Sobre

ADVOGADOS SEM FRONTEIRAS (ASF – Avocats Sans Frontières) é uma organização internacional não-governamental, sem fins lucrativos, composta principalmente por advogados e juristas, mas aberta a qualquer pessoa interessada, que tem por missão contribuir de modo independente para a realização de uma sociedade justa e equitativa, em que o direito e suas instituições estejam a serviço dos grupos mais vulneráveis da sociedade.

A nível local e internacional, Advogados Sem Fronteiras objetiva:

Prestar assistência jurídica efetiva e eficaz para os grupos mais vulneráveis da sociedade em diferentes países e contribuir para a consecução de um sistema jurídico que seja capaz de proteger eficientemente esses grupos.

✓ Promover o respeito pelos direitos humanos e, em especial, o direito à defesa e a um julgamento justo, atuando em jurisdições locais, regionais e internacionais (como Tribunal Penal Internacional e Comissão/Corte Interamericana de Direitos Humanos).

✓ Promover a responsabilidade e a responsabilização dos agentes públicos e privados na esfera social e econômica, incluindo a luta contra a impunidade de crimes internacionais contra a humanidade.

✓ Trabalhar para reduzir a pobreza através do acesso das pessoas à justiça social, no espírito de uma redistribuição internacional de recursos e competências.

A rede internacional denominada “Réseau Avocats Sans Frontières – Lawyers Without Borders Network” ou ASF-Network, da qual ASF-Brasil é fundadora, é composta pelas ASFs Brasil, Benin, Camarões, República Centroafricana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, França, Guiné, Holanda, Itália, Mali, Mauritânia, Peru, Senegal, Suécia, Suíça, Togo, Tunísia e Comores. Também estão presentes associações “Avocats Sans Frontières” na Bélgica, a fundadora do movimento, com sede em Bruxelas; no Canadá, e uma organização irmã, com sede nos Estados Unidos da América.

A Equipe

Somos um grupo composto por advogados e outros profissionais trabalhando de forma eminentemente voluntária.

A Advogados Sem Fronteiras se organiza no Brasil na forma de associação, que possui colaboradores em diferentes áreas. A Diretoria gerencia as tarefas executivas, administrativas e financeiras da ONG, assessorada pelo Conselho Fiscal, cujos mandatos são de três anos.

Comissões, grupos de trabalho, e voluntários individuais atuam em diferentes tarefas, projetos e missões, utilizando seus conhecimentos, tempo e talento para concretizar nossa missão de promover o acesso à justiça e defender os direitos humanos no mundo.

Associados contribuem financeiramente e decidem os rumos da organização nas assembleias gerais.

Doadores e financiadores viabilizam a existência dos projetos.