PARIS

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2009, as organizações ‘Advogados Sem Fronteiras’ de diversas partes do mundo se reuniram em Paris para o lançamento da “Rede Avocats Sans Frontières”.

Parcerias, Coordenação, Colaboração, Harmonização e Visibilidade foram as palavras de ordem deste encontro de trabalho, no qual participaram as seguintes associações: ASF Brasil, ASF Camarões, ASF França, ASF Guiné (Conakry), ASF Itália, ASF Mali, ASF Mauritânia, ASF Suécia e ASF Suíça. O vice-presidente de ASF-Holanda também esteve presente.

Ao final do encontro, um plano operacional com 5 pontos estratégicos foi adotado, com a instituição de Comissões Temáticas para assegurar a concretização de cada uma das metas definidas.

Esta primeira atividade marca o início de uma série de iniciativas nas áreas da cooperação internacional, dos direitos humanos e da justiça, através da Rede Avocats Sans Frontières/Advogados Sem Fronteiras.

O movimento Avocats Sans Frontières nasceu em 1992 em Bruxelas, durante um encontro internacional de advogados na capital européia.

Ação fundadora para todas as ASF, a primeira operação de envergadura foi “Justiça para todos em Ruanda”, em 1996, junto ao Tribunal Penal Internacional criado após o genocídio naquele país, e foi a primeira atividade do gênero na história da justiça mundial.

Lançamento da Rede Avocats Sans Frontières - Paris 2009